20 de abril de 2010

ILHA DE MARAJÓ

A Ilha de Marajó é a maior ilha fluvial do mundo e fica no Brasil


Soure - Ilha de MarajÃ�³Se você quer visitar um lugar onde se encontram mais cabeças de búfalos, cerca de 700 mil sendo o maior rebanho do mundo, do que cabeças propriamente Homo sapiens, que tal fazer uma viagem a Ilha de Marajó, localizada a oeste da foz do rio Amazonas e a leste da Baía do Guajará e próxima a Belém?

Considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo, Marajó é dividida em 15 municípios e, apesar do difícil acesso, das constantes chuvas de janeiro a maio e consequentemente da falta de ligamento entre as estradas, merece um roteiro bem bolado de viagem pela sua exposição exótica. Além dos enormes búfalos, divididos em quatro raças com nclusive uma delas em extinção, a região comporta garças azuis, gaviões, macacos bugios, igarapés e troncos de árvores nas beiras das praias de águas salobres.

Há 70 km do município de Soures, onde também fica a Cachoeira do Arari, fica o Museu Histórico do Arajó, onde se vê peças arqueológicas encontradas pelo padre italiano Giovanni Gallo, criador do patrimônio. Outrora povoada por índios bem avançados, comparados aos pré-colombianos, a ilha era conhecida como Marinatambal pelos indígenas. Só depois, na época colonial, é que passou a ser chamada de Ilha Grande de Joannes.

Pra não deixar dívidas ao paladar, experimente a carne do búfalo comendo o filé a marajoara. Pode ter certeza que quando estiver tagarelando a respeito da viagem tão exótica, teu estômago também vai querer “dizer” que comeu carne de búfalo!

Fonte e fotos: UOL Viagem e Spin Travel

Nenhum comentário:

Postar um comentário