8 de abril de 2010

MAIS VEGETAIS, MENOS CARNE!!!

Brasileiros comem mais vegetais e menos carne, segundo Ministério da Saúde

Brasileiros estão consumindo mais frutas e hortaliças,

mas não o suficiente



Uma pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada hoje (07.04), apontou que os brasileiros estão comendo mais frutas e hortaliças, e reduzindo o consumo de carnes vermelhas e gordurosas. Ao todo, 54,5 mil pessoas foram entrevistadas.

Em 2009, cerca de 30,4% da população maior de 18 anos optou pelos vegetais cinco ou mais vezes na semana. Mas apenas 18,9% consumiram as cinco porções diárias desses alimentos recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Infelizmente, o alimento mais comum no Brasil, o feijão, teve seus índices de consumo reduzidos. Em 2006, ele esteve presente na mesa de 71,9% da população que o comeu ao menos cinco vezes na semana. Já em 2009, o número caiu para 65,8%. O ministro da saúde, José Gomes Temporão, destacou que o feijão é fonte de proteína e fibras.

Já quando questionados sobre o consumo de carne vermelha ou gordurosa, apenas 33% dos entrevistados disseram que comiam esses alimentos. Se comparado com os três anos anteriores, a redução foi de 15,8%.

Segundo a coordenadora geral de Doenças e Agravos Não-transmissíveis do ministério, Deborah Malta, a redução do consumo de carne vermelha e gordurosa é resultado das políticas de incentivo a alimentação saudável, que conscientizam a população quanto ao consumo de vegetais.


FONTE: vidavegetariana.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário