29 de março de 2010

PAIXÃO DE CRISTO

As várias Paixões vividas em Nova Jerusalém

Encenada há 43 anos ininterruptos, cada ator que passa

pelo espetáculo imprime uma marca nos seus personagens

Por Luna Markman

Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

Jesus Guevara. Maria moderna. Pilatos indeciso. Essas foram as características que Eriberto Leão, Susana Viera e Paulo César Grande quiserem imprimir nos seus personagens, respectivamente. Cada ator que passa pelo elenco da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém enxerga a história de uma maneira particular e quer deixar a sua marca.

No papel principal do espetáculo, Eriberto Leão viu no Jesus um Che Guevara na terra. “É muito fácil a pessoa seguir os ensinamentos de Deus no céu. Mas aqui na terra, as pessoas tem que trabalhar pela justiça social. O Brasil pode ser uma nova Jerusalém, pois é um dos países mais poderosos do mundo por conta dos seus recursos naturais. Este ano (de eleições), as pessoas terão uma chance de escolher de que forma quer que o País cresça: com ou sem sustentabilidade”, explicou.

Jesus volta a ser interpretado por Eriberto Leão, que participou da montagem em 2005. “Na época eu tinha 33 anos e hoje eu estou com 37. Na Bíblia, dizem que Jesus pode ter nascido 4 a.c, ou seja, fiz ele nas duas idades. O que muda é que eu amadureci e evolui em todos os sentidos”, disse.

Neste domingo (28), o ator e músico Zé Barbosa, 30 anos, natural de Limoeiro, vai fazer o papel de Jesus. Ele, que por dois anos seguidos interpreta o apóstolo Mateus – sem fala no espetáculo, vai entrar no lugar de Eriberto Leão, que estará no programa Domingão do Faustão concorrendo ao prêmio “Melhores do Ano”.

“Eu faço o stand in de Jesus nos ensaios, ou seja, sou eu quem faço a assistência de gravação com o ator que chega para interpretar esse papel. Então, estou preparado, tranquilo, mas é claro que fiquei surpreso com o pedido”, falou. No fim do espetáculo deste sábado (27), Eriberto e Zé se abraçaram afetuosamente, e não foi por acaso. “Eu e Eriberto temos uma sinergia, uma conexão. Ali, ele me desejou força e me passou energia para o desafio”, complementou.

MARIA
Susana Vieira já está à vontade com o título de Maria. Depois de interpretar Maria do Carmo, na novela Senhora do Destino, a atriz caiu na graça do povo nordestino. Tanto é que a direção do espetáculo resolveu aumentar a cena da Via Sacra para melhor aproveitar a presença da atriz. Além de o cenário ter mudado para facilitar o deslocamento do público e melhorar a visualização, trechos inéditos do roteiro original foram colocados na cena.

“A Paixão tem pouco texto, é mais movimento. Mas eu achava que Maria tinha pouco destaque. Por isso, quando o texto cresceu, fiquei feliz e pude fazer a Maria que eu acredito. Ao invés de uma mãe chorosa, lamentosa e compungida, uma mulher que não estava conformada em saber que o filho ia morrer. Igual a uma mãe de hoje”, disse.

PILATOS E HERODES
Para Paulo César Grande, interpretar Pilatos seria mostrar um homem indeciso, entre a cruz e a espada. “Eu quis passar esse sentimento de dúvida, dar uma humanidade a Pilatos, pois ele estava sofrendo pressão por todos os lados. A frase mais emocionante e difícil de falar é - Que seja crucificado”, revelou.

Outro “algoz” de Jesus é Herodes. Tanto é que o ator Mauro Mendonça acredita ser até um pecado fazer esse papel. “Sou espírita e acredito em Deus. E Herodes praticamente empurra Jesus para a morte. Eu faço porque sou um artista e tento fazer o melhor. Quem sabe até eu não volte no ano que vem”, disse, já adiantando o desejo de retornar à Fazenda Nova.

A curitibana Dig Dutra era uma das mais emocionadas em cena. Pular de Maria Abadia, seu personagem no programa humorístico Zorra Total, para a sofredora Maria Madalena não foi fácil, segundo ela. “Na TV a gente sabe que milhares de pessoas assistem, mas não tem essa conexão com o público, por isso é tão emocionante. Não esperava receber esse convite agora. Apesar de ter 19 anos de carreira, para mim participar da Paixão de Cristo é um marco na carreira, algo para entrar no currículo de qualquer profissional”, falou.

PAIXÃO
Neste sábado, quase 12 mil pessoas assistiram ao espetáculo, que este ano virou Patrimônio Material e Imaterial de Pernambuco. Em quase três horas, a multidão segue os últimos passos de Jesus em cenas que se desenvolvem em nove palcos distintos. A peça envolve 560 atores e figurantes, além de 400 profissionais na parte técnica.

A Paixão de Cristo fica em cartaz até o dia 3 de abril. Os portões abrem às 16h e o espetáculo começa às 18h. Os ingressos variam entre R$ 20 e R$ 60, dependendo do dia. Informações: (81) 3723.1129 ou www.novajerusalem.com.br.

Fonte: pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário