29 de junho de 2009

DICAS BAND-AID

Saiba Como Cuidar do Seu Coração Partido Pela Perda de Um Amor



O amor acabou e o rapaz se foi com ares de nunca mais. Você sente o peito doer e sabe que dentro dele há um coração despedaçado. E agora? Tem gente que se enfia no quarto e passa dias de camisola, arrastando corrente pela casa. Tem gente que passa duas camadas de corretivo e parte para outra - ou outras.

A indicação é colar os cacos do coração, porque precisamos dele, inteirinho, para enfrentar a batalha diária cheia de altos e baixos, retas e curvas, amores e desilusões que alguns chamam de vida. Para encará-la, aí vão 10 remédios que são tiro e queda e servem de band-aid para fechar as feridas de um amor mal curado.

Luto

“Para curar um coração partido é preciso passar pelo luto - é normal um período de tristeza depois que acaba o namoro. Para passar por esse luto com menos dor sugiro se entreter e acionar as amigas, mesmo que seja só para conversar e passar a tarde em casa”, sugere Kelen de B. Pizol, psicoterapeuta formada pela USP.

Tempo ao tempo

“Não adianta pensar que no dia seguinte você já vai estar soltando fogos. O negócio é esperar o tempo passar, porque o tempo ainda é o melhor remédio para curar dor de cotovelo”, diz a secretária executiva Mila M., 35.

Reflexão

“Se o término da relação foi uma decisão do parceiro(a), trata-se de uma situação difícil, pois envolve uma série de sentimentos: tristeza, solidão e principalmente, rejeição. O ideal neste momento seria a reflexão de possíveis motivos para o insucesso do relacionamento a fim de prevenir outros rompimentos. Muitas pessoas passam a buscar novas relações para esquecer a rejeição. Isso pode ajudar a melhorar a autoestima, mas a sensação de rejeição muitas vezes permanece. Procurar um psicólogo pode ajudar a trabalhar estas emoções para que a pessoa não evite outros relacionamentos por medo de ser rejeitada novamente - o que acontece com muita freqüência”, afirma a psicóloga especialista em terapia de casal e família, Karen Camargo.

Banho de loja

“Nada melhor que se enfiar em um shopping e sair cheia de sacolas. De vestido e sandália nova, a autoestima chega perto do céu - o que ajuda a espantar a tristeza e encarar vida nova”, sugere a publicitária Heloísa Cardoso, 33.

Novidades

“Fazer coisas que não fazia há tempo, descobrir coisas novas, quem sabe uma nova dieta, um novo tratamento, um novo corte de cabelo, conhecer novos lugares, se ocupar com novidades e descobertas” sugere a psicóloga Tisa Paloma Longo.

Extravasar

“Se o relacionamento terminou por um motivo específico como, por exemplo, uma traição, uma ótima idéia é pegar uma foto do ex e rabiscar ou até mesmo queimar, gritando bem alto “não aceito nunca mais alguém como você na minha vida”. Isto libera a raiva e evita a posição masoquista de ficar se questionando onde foi que errou. Agora se o relacionamento acabou faz um tempinho e você ainda não consegue ver luz além do túnel, uma boa pedida é fazer uma viagem sozinha, para descobrir novos ares e curtir a si mesma”, afirma a psicóloga Odegine Graça.

Faxina

“Depois de tomar um fora, a primeira coisa que faço é me livrar de tudo o que me faz pensar nele: fotos, cartas, presentes, tudo. Essa faxina é essencial para seguir adiante sem chororô”, diz a gestora de projetos Ana Mello, 37.

Olhar para frente

“Ter objetivos de vida, um sonho que a motive a seguir em frente, pois o amor faz parte da vida, mas não pode ser a vida toda de uma pessoa. Pensar o que quer fazer, o que deseja realizar, viver, lugares que quer conhecer, fazer novas amizades. Seguir em frente tendo um caminho cheio de sonhos a realizar”, sugere a psicóloga Tahys Araújo.

Mudar

“Às vezes, uma mudança vem de fora para dentro. Por isso, quando quero dar a volta por cima, mudo alguma coisa em mim, em geral o cabelo, com um corte novo ou uma cor que nunca tinha usado antes. Me sinto uma atriz que se livra de um personagem para encarnar outros”, compara a dentista Isa Braga.

Dar chance a um novo amor

“Sair e dar chance para outros caras pode ajudar a dar a volta por cima. Saindo de casa ela vai ver que há mais peixes no oceano. Além disso, ser paquerada ajuda a aumentar a autoestima que, dependendo de como o relacionamento acabou, pode estar abalada. Um novo amor, que seja só um novo ficante, pode auxiliar a esquecer o ex mais rápido. Não é uma coisa que a pessoa tem que sair procurando, pois isso pode trazer mais frustração se não acontecer. Apenas se surgir a oportunidade, não deixá-la passar se o cara for interessante”, sugere Kelen de B. Pizol, psicoterapeuta formada pela USP.

Fonte: informe MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário